sábado, 13 de outubro de 2012

Ministério das Cidades lança ações de trânsito para as crianças

O Ministério das Cidades lançará nesta quarta-feira (10/11) uma campanha publicitária para Redução de Acidentes de Trânsito com Crianças (Paradinha). A campanha tem o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre os riscos que as crianças correm tanto na condição de passageiras como de pedestres. No Brasil, cinco crianças entre 0 e 14 anos morrem diariamente de acidentes nas ruas e estradas.
Esta é mais uma etapa da Campanha Permanente para Redução de Acidentes no Trânsito (Parada), lançada pela presidenta Dilma Rousseff, em 21 de setembro. A iniciativa é a resposta do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu o período de 2010/2020, como a Década para Segurança Viária que tem como meta reduzir em até 50% o número de acidentes fatais  no mundo.
A campanha será lançada em rede nacional para alertar sobre as mortes infantis nas rodovias e nos centros urbano. A primeira abordagem dirigida aos pais terá como tema a dor permanente dos que perderam seus filhos em acidentes de trânsito, interrompendo uma história de quem tinha uma vida toda pela frente.
A outra mostrará as crianças questionando o comportamento inadequado dos pais no trânsito. Também serão veiculadas peças publicitárias nas redes sociais, nos shoppings, nos postos de gasolina, pedágios, além de outdoors, busdoors, vansdoors, entre outros.
O cronograma de ações da Campanha Permanente para Redução dos Acidentes de Trânsito já prevê algumas ações. Está marcada uma reunião com todos os Detrans para o próximo dia 17 e 18, em Brasília, para desenvolver um calendário de ações conjuntas nos estados. O Ministério das Cidades vai distribuir 1 milhão de bafômetros para os estados. Além disso, o Livro de Adesão ao Pacto pela Vida vai circular pelas capitais para recolher assinaturas a favor da campanha.
Estatísticas - Os registros do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que aproximadamente 1.800 crianças, na faixa de 0 a 14 anos, morrem em acidentes no trânsito, a cada ano, nas ruas e estradas do país. As crianças são vítimas na condição de pedestres, passageiras de veículo e ciclistas.
Os dados do Ministério da Saúde de 2010 mostram que, 12% do total de  127.136 hospitalizações de crianças são provocadas por acidentes de trânsito. São 14.936 hospitalizações dessa natureza com 1.895 mortes de crianças na faixa de 0 a 14 anos. Do total de internações por acidentes de trânsito, 38% são por atropelamentos, 36% passageiros, 5% ciclistas e 21% outros motivos.
As estatísticas revelam que mais de 41 mil pessoas morrem vítimas de acidentes no trânsito, a cada ano no país. O número é maior do que as mortes registradas em guerras como a da Síria. O trânsito no Brasil também deixa, a cada ano, mais de 620 mil acidentados com sequelas irreversíveis. “São profissionais que poderiam estar contribuindo para o nosso país”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Das Cidades