quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ciclomotores serão registrados e fiscalizados em Natal

A Secretária Executiva do Gabinete Civil do Estado e coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, recebeu a secretária de Mobilidade Urbana de Natal - SEMOB, Elequicina Santos, o Chefe do Gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, e empresários do segmento de duas rodas do RN participaram na última terça-feira (9/04), por volta das 10h30 da manhã, no auditório da Governadoria do Rio Grande do Norte, Centro Administrativo, de uma reunião para discutir a situação dos ciclomotores (cinquentinhas) em Natal. A necessidade do registro das motos de pequeno porte, educação no trânsito, obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação ou da ACC - Autorização para Conduzir o Ciclomotor e uma maior fiscalização são fundamentais para a segurança e qualidade do trânsito.
 
“É preciso conscientizar à população e a todos os motociclistas sobre a importância de conhecer o código de trânsito, as leis, pilotar com os equipamentos obrigatórios e seguir todas as regras”, comentou o empresário Leonardo Sá, da Iros Motos, que defende a organização e a ordem nas ruas de Natal. O programa de TV Motores & AÇÃO, apresentado e dirigido pelo jornalista Freire Neto, vem mostrando uma série de reportagens com as irregularidades e o desrespeito de condutores de ciclomotores, motos e Cinquentinhas pelas ruas e nos cruzamentos de Natal. “Temos que lutar pela conscientização desses condutores e de toda a sociedade. Qualquer veículo motorizado precisa respeitar as leis de trânsito e é fundamental ter a habilitação ou ACC para pilota-las. Moto ou cilcomotor não é bicicleta. Está um verdadeiro caos e é preciso fiscalizar e educar”, enfatizou o jornalista automotivo, com programas de tv em 4 estados do Nordeste (RN/CE/PE/PB).

Na reunião da última terça (9/04), a secretária da Semob, Elequicina Santos, confirmou reunião com o Chefe do Gabinete do Detran, Manuel Ferreira, para a próxima terça-feira (16/04), para tratar do convênio administrativo entre a Prefeitura e o Detran para que o órgão estadual registre todos os ciclomotores e realize a fiscalização na cidade do Natal. “Não se pode deixar este momento passar. Vamos passar esse registro e fiscalização para o Detran que tem competência e estrutura para isso”, ressaltou Elequicina. Assim como Natal, várias outras cidades e capitais do Brasil já fizeram esse convênio como Campo Grande/MS, Maceió/AL e João Pessoa/PB.

De acordo com Manuel Ferreira, Detran/RN, o condutor de ciclomotor deverá registrar o seu veículo ao comprá-lo e precisará ter a CNH ou a ACC para pilotá-lo. Vamos colocar em prática o Código de Trânsito Brasileiro. “Os custos para tirar a CNH e a ACC são equivalentes, cabe ao motociclista escolher o que desejar”, explicou. Os empresários e representantes dos órgãos presentes concordaram em desenvolver campanha educativa e de valorização à vida e a paz no trânsito. Representantes de todos os envolvidos participarão das próximas reuniões para estabelecer ações e movimento de esclarecimentos e capacitação dos motociclistas afim de diminuir os acidentes no trânsito e problemas com outros veículos ou pedestres.
 
Para o empresário George Cirne, Cirne Motos Honda, a fiscalização é essencial. “É preciso fiscalizar e trabalhar para diminuir os acidentes no trânsito já. Existem menores pilotando ciclomotores, pessoas sem capacidade e outras que não tem noção alguma de trânsito e das Leis. O alto índice de acidentes com duas rodas no trânsito faz com que o Seguro Obrigatório para moto seja caríssimo. A obrigatoriedade do registro dos ciclomotores e da necessidade de habilitação ou ACC, aliada a fiscalização do Detran e das Polícias irão coibir e muito os acidentes, assaltos e problemas no trânsito de Natal e das cidades que aderirem à campanha e ao trabalho de moralização e organização”, comentou.

Ciclomotor – De acordo com o Código de Trânsito, ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinqüenta centímetros cúbicos (3,05 polegadas cúbicas) e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinqüenta quilômetros por hora.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, cabe aos municípios o registro dos veículos ciclomotores. Porém, nem sempre, as prefeituras possuem estrutura para realizar esse tipo de procedimento. Nesses casos, um convênio com os Departamentos Estadual de Trânsito - Detran garantem o registro dos ciclomotores.
Após a oficialização do convênio entre prefeitura e Detran, quem for abordado por equipes de fiscalização de órgãos executivos de trânsito conduzindo ciclomotor sem habilitação ou ACC e sem capacete terá o veículo apreendido e rebocado para o depósito do Detran. O procedimento para obtenção desses dois documentos é idêntico: matrícula em Centro de Formação de Condutores (CFC) ou autoescolas, pagamento de taxas com os mesmos valores e a frequência de aulas com a mesma carga horária. A única diferença é que o candidato faz o exame prático em uma moto (a partir de 125 cilindradas), para CNH categoria “A”, e em ciclomotor para a ACC. 
A condução de ciclomotor (até 50 cilindradas) só pode ser feita por quem é habilitado legalmente com a Carteira Nacional de Habilitação (CTB), categoria “A”, ou a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC), ambas emitidas pelo Detran. Por isso, é obrigatório portar a CNH Categoria “A” ou a ACC e o uso do capacete.
  
Confira as regras e leis destinadas aos Ciclomotores no Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:

        I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

        II - segurando o guidom com as duas mãos;

        III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.

       Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:

        I - utilizando capacete de segurança;
   II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor;

        III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
        Parágrafo único. Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita. 
Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.
Art. 141. O processo de habilitação, as normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e elétricos e à autorização para conduzir ciclomotores serão regulamentados pelo CONTRAN.
Art. 250. Quando o veículo estiver em movimento:

        I - deixar de manter acesa a luz baixa:

        d) de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores;


sábado, 25 de maio de 2013

ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS

ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS

Veículo - Via - Homem
Acidente de trânsito é todo evento danoso que envolva veículo - via - homem e/ou animal e para caracterizar-se, é necessário o envolvimento de pelo menos dois desses fatores.
Desde 2001, mais de 30 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano. Só em 2011 foram mais de 40 mil, levando a média dessas mortes para apavorantes 35.491 por ano, ou 2.957,6 por mês, ou 682,5 por semana, ou 97,2 por dia ou 4,1 por hora ou ainda uma pessoa desde que você começou a ler este artigo.
Temos que fazer a nossa parte para evitar que o trânsito no Brasil continue matando de forma anunciada, mais do que muita catástrofe somada e inesperada.
Podemos identificar dois tipos de acidentes: a) aquele que pode ser evitado e; b) aquele que não pode ser evitado. O primeiro é aquele que você deixou de fazer tudo que poderia ter feito para evitá-lo, enquanto que o segundo é aquelo que você fez tudo que poderia fazer para evitá-lo, mesmo assim ele aconteceu.
Estatisticamente, 75% dos acidentes são causados por falha humana (condutor), 12% por falha no veículo, 6% por defeito na via e 7% por causas diversas. Dentre outras podemos citar que as principais causas dos acidentes    são:
- imprudência do condutor;
- excesso de velocidade;
- desrespeito a sinalização;
- ingestão de bebida alcoólica;
- ultrapassagem indevida;
- falha no veículo;
- defeito na via;
- travessia em locais perigosos e,
- causas diversas.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no art. 178 que "Art. 178. Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito:
        Infração - média;
        Penalidade - multa.
Assim sendo, deve o condutor retirar o veículo da via, para evitar outro acidente, ou qualquer outra situação que prejudique a segurança do trânsito, inclusive para que o trânsito possa fluir normalmente, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção. Portanto nesse caso o condutor deve providenciar a imediata  sinalização do local.
quadro de quantidade de sinistros de morte, pagos no 1º trimestre dos anos de 2012 e 2013, no Estado do Rio Grande do Norte, segregados por tipo de veículo e situação de vítima


Vítima Sinistros Pagos - Morte - RN - 1º Trim. 2012
Automóvel Ônibus Motocicleta Caminhão Total Geral
Motorista 15 0 80 3 98
Pedestre 39 1 12 9 61
Passageiro 9 0 23 5 37
Total Geral 63 1 115 17 196
Vítima Sinistros Pagos - Morte - RN - 1º Trim. 2013
Automóvel Ônibus Motocicleta Caminhão Total Geral
Motorista 20 0 91 3 114
Pedestre 46 2 11 18 77
Passageiro 19 1 12 1 33
Total Geral 85 3 114 22 224

Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% dos acidentes estão relacionados a frenagem e aderência.
São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas estradas, mas dados apresentados pelo Observatório mostram que a maioria dos acidentes, no Brasil, acontece em condições, a princípio, favoráveis para o motorista:
- 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições.
- 60% dos acidentes ocorrem durante o dia.
- 67 % dos acidentes ocorrem em pistas secas.
- 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.




sexta-feira, 24 de maio de 2013

A GLOBAL JORDANA FORTE

Mudança no acesso ao Corcovado confunde turistas

Detran registra aumento de 14% no pagamento de indenizações do DPVAT

Detran registra aumento de 14% no pagamento de indenizações do DPVAT

Homens lideram o número de indenizações pagasHomens lideram o número de indenizações pagasDados fornecidos pela Seguradora Líder indicam que a quantidade de indenizações pagas pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) cresceu 28% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012, em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte foi registrado um crescimento de 14% entre os meses de janeiro e março, em relação ao ano passado.
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) em Mossoró informou que mesmo não possuindo dados precisos em relação ao município, o que se percebe é que a mesma situação tem ocorrido na cidade e grande parte dos beneficiados pelo sistema são motociclistas, chegando próximo a 50% dos casos.
O chefe do gabinete do Detran/RN, Manoel Ferreira, explicou que o aumento de indenizações pagas pelo DPVAT para os motociclistas decorre de várias situações.
"Ao cair de moto, são grandes as chances de o condutor apresentar maiores danos físicos, desta forma precisa receber o seguro DPVAT dependendo da situação. Outro ponto que tem favorecido o crescimento das indenizações é a aquisição de transportes individuais por parte dos cidadãos, isso porque as facilidades oferecidas pelos bancos, a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), a melhoria na condição de vida das pessoas, bem como a má qualidade do serviço coletivo de passageiros, fazem com que as pessoas queiram comprar um carro ou uma moto", comentou Manoel.
A Seguradora Líder destaca que em todo o país a quantidade de indenizações concedidas em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas representa 70% do total, contra 24% direcionadas a incidentes envolvendo automóveis. Ainda segundo a administradora, o perfil das vítimas permanece constante, desta forma 77% dos benefícios foram pagos para vítimas do sexo masculino. A maior incidência de indenizações envolveu acidentados de 18 e 34 anos, com 51%. Destes, 40% foram do sexo masculino. Os motoristas foram os mais indenizados, com 61%. Os pedestres ficaram em segundo lugar, com 22%.
Manoel Ferreira explicou que os cidadãos que devem receber a indenização paga pelo DPVAT devem procurar a agência dos Correios mais próxima e dar entrada no processo de requerimento.
"Ao se descolar até uma das agências, os beneficiários precisam levar alguns documentos. Em caso de falecimento, é preciso levar a certidão de óbito, o Boletim de Ocorrência (BO) do acidente, comprovante de legitimidade do beneficiário. Nestas situações, a esposa deve receber 50% e os filhos ganham 50%. Em casos de invalidez parcial ou total, deve-se apresentar o BO do incidente, documentos pessoais, laudo da junta médica que comprove a invalidez e nota fiscal das despesas médicas. Os Correios se encarregam de enviar a documentação para a seguradora responsável, situada no Rio de Janeiro", esclareceu Manoel.
HRTM registra média mensal de 581 atendimentos motivados por acidentes
O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) registrou 2.327 acidentes nos quatro primeiros meses do ano. Os números representam uma média mensal de 581 atendimentos, ou seja, quase 20 acidentes por dia. Os dados demonstram que 74% das ocorrências são referentes a situações envolvendo moto.
O perfil dos pacientes atendidos em casos de acidentes envolvendo veículos também tem se mantido constante durante os quatro primeiros meses do ano, em 73,27% das ocorrências os acidentados são do sexo masculino, além disso, 63,95% possuem entre 18 e 40 anos.
A assessoria do HRTM ainda aponta que Mossoró continua liderando o número de vítimas em acidentes de trânsito, com 1.517 atendimentos. Estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Baraúna, com 100, e Assú, com 74.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Governo anuncia desconto dos dias não trabalhados


Governo anuncia desconto dos dias não trabalhados

Publicação: 16 de Maio de 2013 às 00:00

Comentários3

O Governo do Estado informou que vai descontar os dias não trabalhados dos grevistas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). De acordo com o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Edilson Braga, além de cortar o ponto dos servidores, a governadora Rosalba Ciarlini também vai analisar do ponto de vista jurídico o caso de concursados em estágio probatório que estariam fazendo greve.
Emanuel AmaralGreve entra para o 3º dia. Parte dos serviços está prejudicadaGreve entra para o 3º dia. Parte dos serviços está prejudicada

“A governadora disse que não é justo colocar ponto nos faltosos enquanto há pessoas que querem trabalhar. Então, ela mandou registrar os faltosos para que as providências sejam tomadas em seguida. Isso inclui gente que está em estágio probatório, que não pode fazer greve” explicou Edilson Braga. Segundo ele, Rosalba acrescentou que espera que a categoria respeite os 30% do quadro que devem estar em atividade para que os serviços à população sejam mantidos.

Iniciada na segunda-feira, a paralisação tem o objetivo de reivindicar reajustes salariais e melhorias das condições de trabalho. O Governo do RN informou que não poderá atender as demandas salariais porque ultrapassaria o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Atendimento

Quem foi até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) ontem, em Natal, para fazervistoria, registro de veículos ou porque tinha prova prática de condução marcada para a data teve dificuldades para ser atendido devido à greve dos servidores do órgão.

Além de já ter enfrentado 45 dias de espera para realizar o exame prático de condução, prova exigida para obter a carteira de habilitação, Ivanildo Oliveira da Silva teve que aguardar um pouco mais ao chegar ao Detran, já que o teste foi marcado justamente para o segundo dia de greve. “Estou esperando há quatro horas. Cheguei quando os portões abriram e ainda não fiz o exame”, contou.

De acordo com o chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira, no dia 10 de maio, 420 exames práticos foram contabilizados em todo o Estado, número que caiu para 326 no primeiro dia de greve, o que representa uma queda de aproximadamente 24%. Pelo menos cinco examinadores paralisaram as atividades.

Outro serviço que teve queda no atendimento foi o de vistorias. No dia 10 de maio, 1398 vistorias foram feitas no RN. Por outro lado, no dia em que a greve começou, esse número atingiu a casa de 420 vistorias, numa queda de cerca de 70% no atendimento. Segundo Manuel Ferreira, a procura por vistorias teria sido maior durante o dia 10, já que a greve havia sido anunciada. “Normalmente, nossa média fica em torno de mil vistorias por dia”, explicou.

Na manhã de ontem, o funcionário público Fausto Rodrigo Carvalho teve dificuldade para fazer a vistoria de um carro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por outro lado, Ednar da Silva contou ter conseguido fazer a vistoria, contudo não obteve êxito para pegar o documento do veículo. “Eu estou com o processo de vistoria em mãos, mas o lugar onde eu entragaria ele para pegar o documento está fechado”, relatou.

No departamento responsável por carteiras de habilitação, a procura ontem foi pequena. O chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira, reforça que o motivo seria a greve. “As pessoas souberam que teria a paralisação e não vieram”, afirmou.

domingo, 12 de maio de 2013

PARABÉNS PARA TODAS AS MÃES



Parabéns para todas as mães, elas merecem, pois planejaram, pavimentaram e sinalizaram nossas vidas iniciais para que pudéssemos seguir a viagem empolgante, com mais segurança. Continua guardiã dos caminhos do nosso cotidiano e condutora da nossa alegria.