sábado, 22 de fevereiro de 2014

Detran e PM fazem fiscalização com bafometros no litoral da grande natal

Detran e PM fazem fiscalização com bafômetros no litoral da Grande Natal

Blitzen serão realizadas neste sábado e domingo em vários pontos da orla.
Mais de 540 carteiras de habilitação já foram retidas este ano pela Lei Seca.

Do G1 RN
Comente agora
Ação aconteceu em João Pessoa e Campina Grande (Foto: Divulgação/BPTran)Fiscalização acontece em vários pontos do litoral
(Foto: Divulgação/BPTran)
Praias do litoral Sul e Norte da Grande Natalserão fiscalizadas neste final de semana por técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN. Em parceria com o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), as equipes realizarão blitzen em diversos pontos da orla. Os locais onde serão montadas as barreiras não foram revelados.
Segundo Manuel Ferreira, chefe de gabinete do Detran, o objetivo da operação é educativa. "Vamos averiguar a documentação de veículos, dos condutores e, quando necessário, fazer testes do bafômetros", ressaltou.
O chefe de gabinete revelou que ações de fiscalização do Detran contabilizaram 543 carteiras de habilitação retidas por desobediência à Lei Seca e outras infrações desde o início do ano. A última blitz, realizada no final de semana passado, resultou em 103 CNHs recolhidas.
Ainda segundo Manuel Ferreira, somente este ano, 81 motoristas já foram indiciados criminalmente por terem sido flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
Lei Seca
As novas regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915, perdem sete pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice superior a 0,1 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário