terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fiscalização por radares só será retomada no segundo semestre

Fiscalização por radares só será retomada no segundo semestre

Publicação: 18 de Fevereiro de 2014 às 00:00

Comentários0

A instalação de radares e equipamentos de monitoramento e redução de velocidade na Via Costeira deverá ser reposta somente no segundo semestre desse ano. A previsão é do Departamento Nacional de Trânsito do Estado (Detran/RN) que abriu processo de licitação para que empresas adquiram novos equipamentos que deverão ser instalados em 40 pontos de rodovias estaduais, inclusive na Via Costeira e Rota do Sol.
Adriano AbreuAo longo da via, placas indicando o limite de 70K/h são ignoradasAo longo da via, placas indicando o limite de 70K/h são ignoradas

“Estamos com um segundo  processo de licitação em aberto, uma vez que a abertura feita no ano passado deu deserta e essa é a única forma de trabalhar”, afirmou o chefe de gabinete do Detran/RN Manuel Ferreira, em referência a impossibilidade de  realização do contrato emergencial exclusivo.

Ao longo da via, placas que sinalizam o limite de velocidade em 70 quilômetros por hora são solenemente ignoradas por  condutores apressados. Sobre a via, a sinalização indicando a presença de radares permanece corroída pelo tempo, embora os equipamentos tenham sido desinstalados.

A previsão é que a licitação seja concluída em junho deste ano e a empresa vencedora tenha até 30 dias para instalar e começar a operar. A sinalização eletrônica está  desativada após o encerramento do contrato com a empresa fornecedora, em março de 2012.

Até lá, Manuel Ferreira afirma que equipamentos como cones para retenção de faixas nos locais onde existia o sistema eletrônico e ainda o uso de câmeras de monitoramento em tempo real, operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar. “A realização regular de blitz e aplicação mais rigorosa da lei seca são medidas mais eficazes do que os equipamentos  para segurança no trânsito”, disse o representante do Detran/RN.  Ao longo dos cerca de 10 quilômetros da Via Costeira, a TRIBUNA DO NORTE não encontrou tais equipamentos.

Excesso de velocidade, acidentes e trânsito lento tem sido rotina na avenida Dinarte Mariz, a Via Costeira, conhecida por ser  rota de fuga para quem deseja desviar dos congestionamentos da cidade. Na manhã de ontem (17), uma colisão entre dois veículos no sentido Ponta Negra - Praia do Meio deixou o trânsito lento nas proximidades do Ocean Palace, retendo o fluxo de veículos até a avenida Engenheiro Roberto Freire.

Na semana passada, uma colisão entre um Fiat Siena prata e um Nissan Versa preto resultou em capotamento e deixou três pessoas levemente feridas. Nos dois casos, o fator que provocou os acidentes foi excesso de velocidade, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário