sexta-feira, 21 de dezembro de 2012



Diretores dos Detrans participam de extraordinária sobre Resolução 282





Daniele Albuquerque – AND
A proposta de conteúdo para aperfeiçoamento da Resolução 282 do CONTRAN que trata sobre vistoria veicular teve os conceitos gerais observados durante a reunião extraordinária realizada hoje, 23, na Associação Nacional dos Detrans (AND), em Brasília.
 A partir da consolidação do conteúdo será elabora a minuta e enviada para os DENTRANS que deverão se manifestar no prazo máximo de cinco dias úteis a partir da data da entrega.  Após esse prazo, os departamentos que não se manifestarem serão considerados a favor do texto proposto. O resultado desse trabalho será apresentado para o Grupo de Trabalho formado pela Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) no próximo encontro agendado ainda para o mês de agosto.
 Lúcio Melo, diretor-presidente do DETRAN/AL e diretor financeiro da AND, presidiu a primeira parte da reunião em decorrência da ausência do diretor da AND, Teodoro Lopes.  Para Lúcio, apesar demora em solucionar essa tarefa, acredita que houve muito avanço na discussão da Resolução 282 e atribui isso a atuação e união estabelecida entre os associados da AND e a aproximação oferecida pelo presidente do DENATRAN, Júlio Arcoverde. 
 Outro assunto tratado durante a reunião foi o gravame de veículos e, em decorrência da importância do tema, foi observada a necessidade de ampliação da participação de mais associados na discussão. Para tanto a AND irá solicitar ao DENATRAN mais três cadeiras no Grupo de Trabalho que serão ocupadas pelos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Os estados do Acre, Alagoas, Paraíba já estavam inseridos no processo.
Ainda na oportunidade foi definido o início da discussão da proposta de alteração do exame para a categoria “A” que hoje é realizado através de um circuito que não avalia por completo as habilidades do condutor. Além de assuntos referentes a regra de circulação para motocicletas. Tais alterações foram propostas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul durante o 37º Encontro Nacional dos Detrans realizado no mês de julho, Porto Alegre.
A primeira reunião sobre tema acontecerá no dia 13 de setembro na sede da AND,em Brasília. Serãoconvidados a participar o corpo técnico dos DETRANs e os dirigentes interessados em acompanhar as discussões mais de perto.




DENATRAN e DETRANS da Região Nordeste se reúnem em Brasília



Daniele Albuquerque – AND
A diretoria executiva do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, os diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito  da Região  Nordeste, em Brasília.
O encontro faz parte do calendário de reuniões acordado entre DENATRAN e a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) que tem como principal objetivo aproximar os órgão e oportunizar o esclarecimentos das dúvidas mais frequentes relacionadas a região.
Dentre os questionamentos levantados durante o encontro foram citadas as dificuldades encontradas pelos estados no processo de municipalização do trânsito, a falta de registro para veículos ciclomotores, o constante crescimento da frota de motocicletas nestes estados e as Resoluções 396/2011, 331/2009 e 282/2008 do CONTRAN.
Durante a reunião os diretores parabenizaram e consideraram positiva a iniciativa do DENATRAN e ressaltaram a preocupação com a formação dos condutores e a educação no trânsito como processos indispensáveis para que o trânsito brasileiro se torne mais seguro e eficiente. Para eles a educação de trânsito deve fazer parte da grade curricular das escolas e os instrutores de autoescola possuírem maior nível de formação.
Foi consenso o grave problemas enfrentado pelos departamentos estaduais em todo o país no que se refere a fraude nas bancas examinadoras.  Como forma de combate os diretores citaram os investimentos que estão sendo feitos para que o candidato, ao realizar a prova, seja acompanhado de perto através do monitoramento de câmeras instaladas dentro e fora do veículo, bem como no interior das salas de aula, e ainda a instalação de software que registam todas as ações realizadas durante o percurso, como por exemplo, se o condutor ligou a seta de direção ou pisou no freio.
Júlio Ferraz Arcoverde garantiu aos diretores que o DENATRAN estará mais acessível aos departamentos estaduais e anuncia o lançamento da 1a campanha de trânsito direcionada para o período de São João, época em que são registrados altos índices de acidentes nas rodovias da região nordeste.





AND REÚNE DIRIGENTES DE DE DERANs EM BRASILIA



Daniele Albuquerque – AND
Dirigentes de 22 estados estiveram reunidos ontem, 25, na sede da Associação Nacional dos Detrans (AND) para discutirem assuntos pertinentes as Resoluções 282 e 398 do Contran.
Ambas estão sendo amplamente discutidas devido impacto nas atividades dos Detrans e no que se refere a delegação dessas atividades para a iniciativa privada, seja através de Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), Unidade de Gestão central (UGC) e o cartórios de extrajudiciais.
Os participantes expuseram seus pontos de vista e concordaram em estudar as resoluções internamento junto com o corpo técnico de cada órgão para apresentar um posicionamento no XXXV Encontro nacional dos Detrans que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, em Porto Alegre – RS.
“A reunião reitera a unificação dos Detrans, principalmente no esforço de fortalecimentos dos órgãos e da AND em face dos demais membros do Sistema Nacional de Trânsito tendo como um dos principais propósitos a padronização dos procedimentos adotados em todo o país”, comenta Teodoro Lopes, presidente da AND.
Na oportunidade também foi apresentado o conceito do site da AND que tem como foco ser um difusor da informação na matéria trânsito para a população em geral e proporcionar ao órgão uma real integração a respeito das atividades por eles desenvolvidas.
Alessandro Barcellos, Diretor Presidente do Detran de Rio Grande do Sul, reforçou o convite aos diretores para a participação no encontro em Porto Alegre e do Congresso Internacional de Trânsito que acontecerá nos dias 17 a 19 de julho. Lembra ainda que somente as pessoas inscritas terão acesso ao avento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.congressodetransito.rs.gov.br.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário