sábado, 29 de dezembro de 2012

Operação Verão previne acidentes de trânsito e oferece mais segurança


Operação Verão  previne acidentes  de trânsito e oferece mais segurança 

A governadora Rosalba Ciarlini fez a apresentação na manhã de hoje(28), no Praia Shopping, da Operação Verão 2013, que só termina após o carnaval do ano que vem. Para prevenir acidentes de trânsito e proporcionar maior segurança à população na alta estação, onde as cidades litorâneas recebem grande número de turistas nacionais e estrangeiros, o governo do estado investiu em viaturas, quadriciclos, armas, “bafômetros” e outros equipamentos necessários à execução da Operação por parte do Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e de Defesa Social, Corpo de Bombeiro, Idema e Detran, entre outros órgãos.   
 O diretor Geral do Detran, Willy Saldanha, participou  da solenidade, juntamente com secretários de estado  e de representantes de outros órgãos ligados ao Sistema Trânsito, como Policia Rodoviária Federal. Ele disse que o Detran dispõe de 122 bafômetros, além de 11.700  etilômetros descartáveis, doados pelo Denatran,  que serão utilizados nas blitzes educativas. 
Durante a Operação Verão  o Detran, através da sua Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito, vai intensificar ações educativas e fiscalizatórias no litoral do estado. As atividades contam com o apoio do Comando de Polícia Rodoviária Estadual e de parceiros-colaboradores, com atenção especial à conscientização relativa às alterações na Lei Seca.
“Quando surge uma nova lei há de ocorrer um período de intensa orientação diante das novas circunstâncias. Este vai ser um dos focos do Detran neste período, prevenir, até porque a meta do órgão não é multar”, disse o diretor Willy Saldanha.  O coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito da autarquia, Adryano Barbosa, ratificou este propósito ao afirmar que o  objetivo principal da autarquia é promover a conscientização dos pedestres e condutores, com base no Código de Trânsito brasileiro.
O coordenador revelou que a programação começa hoje e se estende até o carnaval de 2013, nas principais cidades litorâneas, com blitz educativa (abordagem preventiva com simulação de auto educativo, caso o condutor esteja irregular), distribuição de panfletos educativos e brindes. Também serão realizadas blitzes fiscalizatórias, como forma de reprimir e autuar os condutores infratores, principalmente os que descumprem a Lei Seca, que ficou mais rigorosa agora.
“Além de elevar a multa para quase dois mil reais, a Lei admite agora o estado de embriaguez do condutor, caso ele se recuse a fazer o teste do bafômetro – alertou o coordenador. A Operação Verão, no que se refere à educação e fiscalização de trânsito, será coordenada pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, segundo Adryano Barbosa.
A Operação, que se associa desde o Verão do ano passado à campanha “Trânsito na Paz”, tem como meta trabalhar o respeito à vida no trânsito. A educação oportunizará aos cidadãos a reflexão quanto ao seu papel na sociedade, enquanto condutor e/ou pedestre. “E a fiscalização vem para fechar o ciclo natural do objetivo da Operação, que é verificar de forma efetiva se o trabalho de educação deu resultado”,  ressaltou o coordenador.

Por
jornalista João Edmilson, assessor de Comunicação do Detran-RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário