sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Presidentes de Detrans de todo o País se reúnem em Curitiba

Da Assessoria da AND


A reciprocidade para com os motoristas estrangeiros e a criação do Sistema Integrado de Trânsito Internacional (SITI) e da Câmara de Compensação de Multas do Mercosul são alguns dos temas principais do 39º Encontro Nacional do Detrans (END), que acontece entre os dias 12, 13 e 14 deste mês no Mabu Royal & Premium Hotel, em Curitiba (PR). O evento é realizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), com apoio do Detran do Paraná, e reunirá os presidentes dos Departamentos de Trânsito das 27 unidades da Federação.
Debates sobre a Educação no Trânsito e medidas de Combate à Violência e a consequente redução de acidentes e mortes, também estarão na pauta. O evento contará, por exemplo, com uma representante do Ministério da Saúde, responsável, junto com organismos internacionais, pela implantação do projeto Vida no Trânsito. O objetivo do projeto é promover ações educativas, visando reduzir o número de acidentes e mortes.
O projeto Vida no Trânsito foi implantado como piloto em cinco capitais brasileiras, incluindo a anfitrião do 39º END, Curitiba. A partir de 2013 o Vida no Trânsito será implantando em todas as capitais brasileiras, mais as cidades paulistas de Campinas e Guarulhos. A presença da representação do  Ministério da Saúde no END servirá para informar aos presidentes dos Detrans sobre o projeto e a importância desses órgãos participarem dele.
A programação do Encontro prevê a solenidade de abertura na noite do dia 12. O início dos trabalhos será a partir das 9 horas do dia seguinte, com a apresentação do “Relatório das medidas adotadas com os encaminhamentos do XXXVIII END”. Em seguida o Detran do Paraná apresenta as suas atividades de Educação para o trânsito. Na sequência, durante todos os dias, as exposições e debates envolverão temas diversos relacionados a Resolução 404 do Contran, a Lei Seca e o Novo Modelo de Pátio, entre outros assuntos.
O Encontro Nacional de Detrans acontece quatro vezes por ano, sempre em capitais de estados diferentes. A finalidade é a troca de experiências sobre as ações dos órgãos, debates sobre questões relacionadas ao trânsito e transporte e a elaboração de soluções e políticas voltadas para um trânsito seguro e de qualidade no Brasil. “Os encontros servem ainda para a Associação Nacional de Detrans socializar com os seus membros de todas as unidades da Federação as ações desenvolvidas pela diretoria e debater as definições administrativas e políticas da entidade e as tarefas a serem empreendidas”, observou Teodoro Lopes, presidente da AND.
Para Marcos Traad, diretor geral do Detran Paraná e anfitrião do evento em Curitiba, o momento é de extrema importância política e histórica, pois as questões relacionadas ao trânsito têm impacto cada vez maior no dia a dia das pessoas. “É uma satisfação receber os dirigentes dos Detrans de todo país em Curitiba para trocar experiências. É a oportunidade de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo, principalmente no que diz respeito à preservação da vida”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário