sábado, 25 de maio de 2013

ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS

ACIDENTES DE TRÂNSITO E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS

Veículo - Via - Homem
Acidente de trânsito é todo evento danoso que envolva veículo - via - homem e/ou animal e para caracterizar-se, é necessário o envolvimento de pelo menos dois desses fatores.
Desde 2001, mais de 30 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano. Só em 2011 foram mais de 40 mil, levando a média dessas mortes para apavorantes 35.491 por ano, ou 2.957,6 por mês, ou 682,5 por semana, ou 97,2 por dia ou 4,1 por hora ou ainda uma pessoa desde que você começou a ler este artigo.
Temos que fazer a nossa parte para evitar que o trânsito no Brasil continue matando de forma anunciada, mais do que muita catástrofe somada e inesperada.
Podemos identificar dois tipos de acidentes: a) aquele que pode ser evitado e; b) aquele que não pode ser evitado. O primeiro é aquele que você deixou de fazer tudo que poderia ter feito para evitá-lo, enquanto que o segundo é aquelo que você fez tudo que poderia fazer para evitá-lo, mesmo assim ele aconteceu.
Estatisticamente, 75% dos acidentes são causados por falha humana (condutor), 12% por falha no veículo, 6% por defeito na via e 7% por causas diversas. Dentre outras podemos citar que as principais causas dos acidentes    são:
- imprudência do condutor;
- excesso de velocidade;
- desrespeito a sinalização;
- ingestão de bebida alcoólica;
- ultrapassagem indevida;
- falha no veículo;
- defeito na via;
- travessia em locais perigosos e,
- causas diversas.
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no art. 178 que "Art. 178. Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito:
        Infração - média;
        Penalidade - multa.
Assim sendo, deve o condutor retirar o veículo da via, para evitar outro acidente, ou qualquer outra situação que prejudique a segurança do trânsito, inclusive para que o trânsito possa fluir normalmente, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção. Portanto nesse caso o condutor deve providenciar a imediata  sinalização do local.
quadro de quantidade de sinistros de morte, pagos no 1º trimestre dos anos de 2012 e 2013, no Estado do Rio Grande do Norte, segregados por tipo de veículo e situação de vítima


Vítima Sinistros Pagos - Morte - RN - 1º Trim. 2012
Automóvel Ônibus Motocicleta Caminhão Total Geral
Motorista 15 0 80 3 98
Pedestre 39 1 12 9 61
Passageiro 9 0 23 5 37
Total Geral 63 1 115 17 196
Vítima Sinistros Pagos - Morte - RN - 1º Trim. 2013
Automóvel Ônibus Motocicleta Caminhão Total Geral
Motorista 20 0 91 3 114
Pedestre 46 2 11 18 77
Passageiro 19 1 12 1 33
Total Geral 85 3 114 22 224

Segundo dados da Organização Pan-americana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% dos acidentes estão relacionados a frenagem e aderência.
São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas estradas, mas dados apresentados pelo Observatório mostram que a maioria dos acidentes, no Brasil, acontece em condições, a princípio, favoráveis para o motorista:
- 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições.
- 60% dos acidentes ocorrem durante o dia.
- 67 % dos acidentes ocorrem em pistas secas.
- 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.




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