sexta-feira, 24 de maio de 2013

Detran registra aumento de 14% no pagamento de indenizações do DPVAT

Detran registra aumento de 14% no pagamento de indenizações do DPVAT

Homens lideram o número de indenizações pagasHomens lideram o número de indenizações pagasDados fornecidos pela Seguradora Líder indicam que a quantidade de indenizações pagas pelo seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) cresceu 28% no primeiro trimestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012, em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte foi registrado um crescimento de 14% entre os meses de janeiro e março, em relação ao ano passado.
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) em Mossoró informou que mesmo não possuindo dados precisos em relação ao município, o que se percebe é que a mesma situação tem ocorrido na cidade e grande parte dos beneficiados pelo sistema são motociclistas, chegando próximo a 50% dos casos.
O chefe do gabinete do Detran/RN, Manoel Ferreira, explicou que o aumento de indenizações pagas pelo DPVAT para os motociclistas decorre de várias situações.
"Ao cair de moto, são grandes as chances de o condutor apresentar maiores danos físicos, desta forma precisa receber o seguro DPVAT dependendo da situação. Outro ponto que tem favorecido o crescimento das indenizações é a aquisição de transportes individuais por parte dos cidadãos, isso porque as facilidades oferecidas pelos bancos, a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), a melhoria na condição de vida das pessoas, bem como a má qualidade do serviço coletivo de passageiros, fazem com que as pessoas queiram comprar um carro ou uma moto", comentou Manoel.
A Seguradora Líder destaca que em todo o país a quantidade de indenizações concedidas em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas representa 70% do total, contra 24% direcionadas a incidentes envolvendo automóveis. Ainda segundo a administradora, o perfil das vítimas permanece constante, desta forma 77% dos benefícios foram pagos para vítimas do sexo masculino. A maior incidência de indenizações envolveu acidentados de 18 e 34 anos, com 51%. Destes, 40% foram do sexo masculino. Os motoristas foram os mais indenizados, com 61%. Os pedestres ficaram em segundo lugar, com 22%.
Manoel Ferreira explicou que os cidadãos que devem receber a indenização paga pelo DPVAT devem procurar a agência dos Correios mais próxima e dar entrada no processo de requerimento.
"Ao se descolar até uma das agências, os beneficiários precisam levar alguns documentos. Em caso de falecimento, é preciso levar a certidão de óbito, o Boletim de Ocorrência (BO) do acidente, comprovante de legitimidade do beneficiário. Nestas situações, a esposa deve receber 50% e os filhos ganham 50%. Em casos de invalidez parcial ou total, deve-se apresentar o BO do incidente, documentos pessoais, laudo da junta médica que comprove a invalidez e nota fiscal das despesas médicas. Os Correios se encarregam de enviar a documentação para a seguradora responsável, situada no Rio de Janeiro", esclareceu Manoel.
HRTM registra média mensal de 581 atendimentos motivados por acidentes
O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) registrou 2.327 acidentes nos quatro primeiros meses do ano. Os números representam uma média mensal de 581 atendimentos, ou seja, quase 20 acidentes por dia. Os dados demonstram que 74% das ocorrências são referentes a situações envolvendo moto.
O perfil dos pacientes atendidos em casos de acidentes envolvendo veículos também tem se mantido constante durante os quatro primeiros meses do ano, em 73,27% das ocorrências os acidentados são do sexo masculino, além disso, 63,95% possuem entre 18 e 40 anos.
A assessoria do HRTM ainda aponta que Mossoró continua liderando o número de vítimas em acidentes de trânsito, com 1.517 atendimentos. Estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, Baraúna, com 100, e Assú, com 74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário