domingo, 14 de julho de 2013

Contran prorroga prazo para instalação de simuladores de trânsito em CFCs

Detran prorroga prazo para instalação de simuladores de trânsito em CFCs

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou para o dia 31 de dezembro a obrigatoriedade de instalação do simulador de direção veicular em todos os Centros de Formação de Condutores do país. O prazo previsto anteriormente era 1° de julho.
“Essa mudança ocorreu pela situação de que apenas uma empresa conseguiu homologar o equipamento de acordo com a Resolução do Contran. Então, para que mais empresas possam oferecer o simulador, houve esse adiamento”, destacou o chefe de gabinete do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Manuel Ferreira.
A prorrogação foi estabelecida pela resolução nº 444/2013 do Contran, que coloca também que as aulas realizadas em simuladores de direção veicular serão de cinco horas aulas de 30 minutos cada, ministradas após inicio das aulas teóricas e antes da expedição da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).
“Como o custo do equipamento é relativamente alto, gira em torno de 33 mil reais, o adiamento tem o objetivo de fazer com que os centros de formação de condutores não fiquem reféns de uma única empresa”, destacou Manuel Ferreira. Segundo ele, o Detran/RN não tem conhecimento se alguma das 84 auto escolas credenciadas no Estado já adquiriu o simulador.
Durante as aulas ministradas no simulador de direção veicular, serão realizadas dez situações que retratem as normas gerais de circulação e conduta previstas no Capítulo III, associadas às correspondentes infrações de trânsito previstas no Capítulo XV, ambos do Código de Trânsito Brasileiro. A exigência, nacional, para que os candidatos realizem aulas com o simulador de trânsito é válida a princípio apenas para os que vão ser habilitados na categoria B.
“A utilização do simulador vai qualificar ainda mais os condutores formados, pois eles já terão contato com situações aparentemente reais do trânsito. A expectativa é que, saindo mais capacitados, o índice de acidentes diminua”, acrescentou o chefe de gabinete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário