sexta-feira, 18 de outubro de 2013

AND presente a reunião que debate integração entre Conselhos Estaduais de Trânsito

terça-feira, 15 de outubro de 2013 3h57.

AND presente a reunião que debate integração entre Conselhos Estaduais de Trânsito

Da Assessoria da AND
IMG_5270[1]Representantes de Conselhos Estaduais de Transito de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estão reunidos no auditório do Ministério das Cidades para discutir a integração dos órgãos em suas atividades. A Associação Nacional dos Detrans (AND), representada pela sua presidente, Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran do Acre, participou da abertura dos trabalhos e do primeiro dia do evento, que segue até amanhã, dia 16.
A presidente da AND, Sawana Carvalho, parabenizou Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) pela realização do evento, e enfatizou a importância da integração dos Conselhos dos estados (Cetrans) e dos municípios no Sistema Naci0onal de Trânsito. “É importante os Cetrans debaterem e trocarem ideias para o aprimoramento em seus estados”, frisou ela.
A reunião dos Conselhos Estaduais de Trânsito e do Distrito Federal debate a estruturação dos Conselhos nos estados e nos municípios e conclui que um dos problemas mais prementes é a reduzida implantação de órgãos municipais de trânsito. “Existe uma visão deturpada de que fiscalizar trânsito faz perder votos. Esta visão precisa ser mudada. Ao contrário, uma boa política e ações de trânsito traz mais segurança para o cidadão e mostra a competência do gestor”, afirmou a presidente da AND.
Números apresentados pelo conselheiro do Contran Rone Evaldo Barbosa, engenheiro e analista de Infraestrutura do Ministério dos Transportes, revela que somente 2% dos motoristas são infratores contumazes. “Os outros 98% são infratores eventuais. O número indica que o gestor público que pensa que fiscalizar o trânsito retira votos está de olho apenas em 2% de sua população”, acrescentou.
Os conselheiros presentes à reunião analisaram ainda o fato de que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê a criação dos órgãos municipais, mas que a maioria dos prefeitos enxergam este fato com mais criação de despesas do que investimentos na segurança e no bem-estar dos cidadãos.
A reunião prossegue nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário