sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Detran oferecerá cursos gratuitos


Detran oferecerá cursos gratuitos

Mototaxistas terão programa específico de capacitação Mototaxistas terão programa específico de capacitaçãoO Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), irá oferecer cursos gratuitos para mototaxistas e motofretistas de todo o Estado.
A iniciativa dos cursos que serão oferecidos pelo Detran/RN atende a determinação da Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades destes profissionais e impõe a necessidade de aprovação em curso especializado para trabalhar nas funções.
Os cursos especializados obrigatórios destinados a mototaxistas e a motofretistas terão duração de uma semana, com carga horária total de 30 horas, sendo 25 teóricas e cinco de caráter prático. Entre os temas, os profissionais terão aulas de direção defensiva e segurança no trânsito. As aulas serão ministradas por instrutores do Detran, Polícia Militar, Sest/Senat e Potiguar Honda.
O chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, explica que ainda não há previsão para o início das aulas em Mossoró. "Nós teremos os cursos no interior do Estado, mas ainda não há data definida. As inscrições já podem ser efetuadas no site do Detran/RN: www.detranrn.gov.br", afirma o chefe de gabinete.
No entanto, segundo Manuel Ferreira, alguns pré-requisitos devem ser atendidos pelos interessados: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria "A" há mais de dois anos; não estar cumprindo suspensão do direito de dirigir, cassação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como impedido judicialmente de exercer seus direitos; ter o registro de atividade remunerada na CNH; caso não tenha registrado na CNH a atividade remunerada, se faz necessário abrir serviço para o registro da atividade remunerada e seus respectivos exames; abrir o serviço de alteração de dados para inclusão do curso na CNH; 100% de frequência no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário