domingo, 3 de fevereiro de 2013

Lentidão deixa mototaxistas ilegais


Postado em  30/07/2012 - 22:00

Lentidão deixa mototaxistas ilegais

Marcos Garcia/Arquivo
Os mototaxistas da cidade reclamam da lentidão
HIGO LIMA
Da Re­da­ção
Faltam apenas quatro dias para entrar em vigor as novas exigências de segurança determinadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) aplicadas a todos os profissionais de motofrete e mototaxistas. O problema, no entanto, é porque a partir do dia 4 de agosto, todos os profissionais dessa segunda categoria estarão circulando ilegalmente em Mossoró.
Entre os novos critérios, os dois mais importantes são a exigência de equipamentos de segurança e ainda a realização de um curso de capacitação com 30 horas aulas, também em segurança, que deve ser ministrado por entidades credenciadas pelos departamentos estaduais do Denatran.
Mesmo depois de quase um ano das mudanças, ainda não existe em Mossoró nenhuma instituição ministrando esses cursos, o que deixa os mototaxistas passíveis de multas e suspensão da atividade. A categoria tem consciência da gravidade do problema e reclama da falta de “responsabilidade” do poder público para viabilizar a realização do curso.
Rinaldo Bizerra, presidente do Sindicato dos Mototaxistas (SINDMOTOS), explica que, desde que foi publicada a Resolução número 356 do Contran, exatamente no dia 4 de agosto de 2011, espera um posicionamento do Detran do RN.
“Não temos onde fazer esse curso e só podemos realizar se houver lugar. Vamos chegar ao dia 4 e, infelizmente, todos os profissionais estarão ilegais”, diz Bezerra. Em contrapartida, o chefe de Gabinete do Detran do RN, Manuel Ferreira, informa que os primeiros Centros de Formação já deram entrada no pedido de credenciamento para a realização dos cursos.
Ele acalma a categoria e pondera que os profissionais não serão multados nem terão seus veículos retidos nesse primeiro momento, mas “faremos blitz educativa nos locais, como Mossoró, que ainda não há Escolas”.
A multa prevista pela resolução para os profissionais que não estiverem usando os equipamentos de segurança e ou não estiverem com o novo curso é de R$ 191,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário