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Com o feriado da Proclamação da República, hoje,
sexta-feira (15), muitos motoristas aproveitarão o final de semana prolongado
para viajar pelas rodovias brasileiras.
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O condutor, entretanto, precisa adotar algumas
providencias, dentre elas, verificar a validade da sua Carteira Nacional de
Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Pois o
Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:
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Art. 162. Dirigir veículo:
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V - com validade da Carteira Nacional de
Habilitação vencida há mais de trinta dias:
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Infração - gravíssima;
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Penalidade - multa;
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Medida administrativa - recolhimento da Carteira
Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor
habilitado;
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Art. 230. Conduzir o veículo:
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V - que não esteja registrado e devidamente
licenciado;
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Infração - gravíssima;
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Penalidade - multa e apreensão do veículo;
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Medida administrativa - remoção do veículo;
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Deve lembrar dos
itens de segurança para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação
Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624
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- Sistema de freios
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Fluido para
freio
Indicação: troca anual
Indicação: troca anual
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Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
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Pastilhas de
freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
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Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
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Freio a
tambor
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
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Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
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- Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo
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Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
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Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
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Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas
Danificadas e buchas gastas
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Pivôs e buchas
Folga ou gastos
Folga ou gastos
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Barra
estabilizadora e bieletas
Folga ou gastos
Folga ou gastos
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- Filtro de ar
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Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o
componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo
fabricante.
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- Palhetas do pára-brisa
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Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás
especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O
ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa
e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com
um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro.
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- Bateria
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Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
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Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por
pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante
a partida, seja totalmente recomposta.
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Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o
veículo não estiver em funcionamento.
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Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade
de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem
desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
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Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de
equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
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Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o
curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode
prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
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Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original,
verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após
essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova
demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e
no seu auto-elétrico de confiança.
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Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e
DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
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Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo
(alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma
oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete
a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente,
e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
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Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem
intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da
bateria. Isso é muito comum em táxis.
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- Faróis
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A troca deve ser feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km
garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma
uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso
é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com
baixa luminosidade.
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Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma
inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue
placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade
momentânea de que quem trafega no sentido contrário.
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- Pneus
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Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do
fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga á vida
útil dos pneus.
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Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a
dirigibilidade e o desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
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- Alinhamento
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A cada 5.000 km
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A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando
desgaste excessivo na área do ombro
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Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de
"escama"
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Trepidação das rodas dianteiras
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Vibração do carro
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Volante duro
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O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
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O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
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- Balanceamento
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A cada 5.000 km
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A cada troca de pneus
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Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
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Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de
rodagem
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Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar
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- extintor de incêndio
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confir a validade.
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Todos no veículo devem utilizar o cinto de
segurança, motorista e passageiros, inclusive os do banco traseiro. Os pais não
podem esquecer que crianças devem ser transportadas nas cadeirinhas apropriadas,
conforme idade e tamanho da criança. Além disso, não podem transportar crianças
menores de sete anos no banco dianteiro.
Além de todo esse cuidado, o condutor e os passageiros
devem zelar pela segurança. Motoristas imprudentes colocam todos em risco. Por
isso, condutores respeitem a velocidade da via, não façam ultrapassagens em
locais proibidos ou manobras perigosas, não conduzam veículos caso estejam
sonolentos ou sob a influência de bebidas alcoólicas ou demais drogas. Seguindo
essas orientações, você fará uma boa viagem. Bom feriado!
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