sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dicas para quem vai viajar no feriado da Proclamação da República


·         Com o feriado da Proclamação da República, hoje, sexta-feira (15), muitos motoristas aproveitarão o final de semana prolongado para viajar pelas rodovias brasileiras.
·         O condutor, entretanto, precisa adotar algumas providencias, dentre elas, verificar a validade da sua Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Pois o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:
·         Art. 162. Dirigir veículo:
·         V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias:
·         Infração - gravíssima;
·         Penalidade - multa;
·         Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;
·         Art. 230. Conduzir o veículo:
·         V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
·         Infração - gravíssima;
·         Penalidade - multa e apreensão do veículo;
·         Medida administrativa - remoção do veículo;
·        Deve lembrar dos itens de segurança para checar em seu veículo, conforme norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – NBR 14624
·        - Sistema de freios
·        Fluido para freio 
Indicação: troca anual
·        Discos de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·        Pastilhas de freio 
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·        Tambor de freio
Indicação: verificar a cada 5 mil Km
·        Freio a tambor 
Indicação: verificar a cada 5 mil Km.
·        Atuação (servo-freio, cilindro-mestre e válvulas)
Indicação: verificar a cada 30 mil Km
·        - Suspensão é responsável pela estabilidade do veículo 
·        Amortecedores
Quando estão gastos deixam de exercer a sua função e ficam sem ação, o que leva ao desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
·        Molas
Quando estão gastas ficam sem ação e provocam o desgaste prematuro dos componentes da suspensão
·        Bandejas e braços
Danificadas e buchas gastas
·        Pivôs e buchas
Folga ou gastos
·        Barra estabilizadora e bieletas
Folga ou gastos
·        - Filtro de ar
·        Fazer teste visual regularmente e se estiver escuro, substitua o componente por outro da mesma qualidade e especificações sugeridas pelo fabricante.
·        - Palhetas do pára-brisa
·        Substituir o componente por outro de qualidade que atenda ás especificações do fabricante quando a borracha der sinais de ressecamento. O ideal é trocar a peça a cada seis meses. Para promover a limpeza do pára-brisa e eliminar as impurezas ali acumuladas, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro. 
·        - Bateria
·        Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.
·        Sempre que ligar o veículo procure mantê-lo em funcionamento por pelo menos 20 minutos para que nesse período a carga da bateria perdida durante a partida, seja totalmente recomposta.
·        Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veículo não estiver em funcionamento.
·        Uma bateria descarregada pode ser identificada por dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem desregulado, correia frouxa ou fio de terra solto.
·        Lembre-se que a constatação de defeito só é possível por meio de equipamentos que testam todos os elementos da bateria.
·        Não aceite que testem sua bateria com cabos, fechando o curto-circuito entre os pólos. Este procedimento, além de ser enganoso, pode prejudicar a bateria, fazendo-a ferver, o que não caracteriza defeito.
·        Se desejar instalar qualquer opcional elétrico não original, verifique antes se poderá haver um comprometimento do sistema elétrico. Após essa verificação, assegure-se que a bateria atual é compatível com a nova demanda elétrica. As duas verificações podem ser feitas numa rede autorizada e no seu auto-elétrico de confiança.
·        Evite o uso prolongado de equipamentos eletrônicos como rádio e DVD com o veículo desligado. O consumo excessivo poderá descarregar a bateria.
·        Faça revisões periódicas do sistema elétrico do veículo (alternador, motor de partida, regulador de tensão, cabos e terminais) em uma oficina de sua confiança. O mal funcionamento de algum destes itens compromete a vida útil da bateria automotiva, podendo gerar sobrecarga, fuga de corrente, e outros fatores que prejudicam diretamente a bateria.
·        Evite ligar e desligar o veículo muitas vezes durante o dia sem intervalos suficientes (20 minutos pelo menos) para a recomposição da carga da bateria. Isso é muito comum em táxis.
·        - Faróis
·        A troca deve ser feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.
·        Quando os faróis estão regulados, os fachos de luz têm uma inclinação de 15 graus para o lado direito, permitindo que o motorista enxergue placas de sinalização à distância e também para evitar a perda da visibilidade momentânea de que quem trafega no sentido contrário.
·        - Pneus
·        Calibrar os pneus regularmente de acordo com especificações do fabricante, respeitando as condições de uso. Assim, você prolonga  á vida útil dos pneus.
·        Pneus em bom estado garantem a segurança do veículo, a dirigibilidade e o desempenho do veículo.
Os pneus possuem indicadores de desgaste que são visíveis, nunca deixe ultrapassar o limite permitido (1,6 mm), após análise do seu estado geral. Ao fazer a substituição dos pneus, opte por modelos que possuem a mesma medida ou medida opcional recomendada pelo fabricante.
O rodízio deve ser feito a intervalos de 5.000km ou antes se você perceber um desgaste irregular nos pneus.
·        - Alinhamento
·        A cada 5.000 km
·        A cada troca de pneus quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro
·        Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de "escama"
·        Trepidação das rodas dianteiras
·        Vibração do carro
·        Volante duro
·        O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante
·        O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados
·        - Balanceamento
·        A cada 5.000 km
·        A cada troca de pneus
·        Toda a vez que fizer o rodízio de pneus
·        Ao primeiro sinal de vibração ou desgaste irregular da banda de rodagem
·        Após ter efetuado o reparo no pneu ou na câmara de ar
·        - extintor de incêndio
·        confir a validade.
·         Todos no veículo devem utilizar o cinto de segurança, motorista e passageiros, inclusive os do banco traseiro. Os pais não podem esquecer que crianças devem ser transportadas nas cadeirinhas apropriadas, conforme idade e tamanho da criança. Além disso, não podem transportar crianças menores de sete anos no banco dianteiro.
Além de todo esse cuidado, o condutor e os passageiros devem zelar pela segurança. Motoristas imprudentes colocam todos em risco. Por isso, condutores respeitem a velocidade da via, não façam ultrapassagens em locais proibidos ou manobras perigosas, não conduzam veículos caso estejam sonolentos ou sob a influência de bebidas alcoólicas ou demais drogas. Seguindo essas orientações, você fará uma boa viagem. Bom feriado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário