quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Deputado Ricardo Motta intermedia solução para tráfego em Macaíba

O Deputado Ricardo Motta intermedia solução para tráfego em Macaíba

Marcos Pedroza
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), intermediou uma reunião, na manhã desta quarta-feira (13), entre representantes do DNIT, Detran, Prefeitura e Câmara Municipal com o objetivo de resolver os problemas de tráfego no entroncamento da BR-304 com a RN-160/Avenida Jundiaí em Macaíba. O referido cruzamento é um gargalo no trânsito pela total falta de sinalização e solução para quem precisa cruzar a rodovia. Ficou acordado que o Detran instalará um semáforo no local, até que esteja concluído o viaduto que será construído pelo DNIT.
O cruzamento é uma grande confusão. Os motoristas se arriscam para conseguir atravessar a via ou mesmo fazer o retorno. Vários acidentes ocorreram no local e têm se intensificando diante do aumento considerável no volume do tráfego. A situação é ainda mais delicada para os pedestres. O pescador Júnior Medeiros, que atravessava a BR-304, informou que, em momentos de maior pico, chega a esperar 10 minutos para cruzar de uma margem a outra.
“Esse cruzamento tem se constituído num grande problema não só para a população de Macaíba, mas também para quem precisa se deslocar pela BR-304 para o interior do Rio Grande do Norte. Já foram várias pessoas atropeladas e vários acidentes já ocorrerão aqui. O nosso trabalho foi no sentido de proporcionar essa reunião e buscar uma solução. Nós já vínhamos buscando junto ao DNIT essa solução por meio de requerimentos que foram apresentados por mim na Assembleia”, afirmou o deputado Ricardo Motta.
O chefe de gabinete e diretor substituto do Detran, Manoel Ferreira, explicou que será feito um estudo do tráfego no local para definir se o semáforo será de dois ou três tempos e a temporização de cada um dos equipamentos. “Apesar de a BR-304 ser uma via federal, a RN-160 é estadual e, portanto, de responsabilidade do Detran, nós vamos trabalhar em parceria. O Detran irá instalar o semáforo. Vamos trabalhar para que que isso ocorra até a próxima semana”, afirmou Manoel Ferreira.
Viaduto
O superintendente do DNIT, Walter Fernandes, afirmou que a solução com os semáforos será muito importante para disciplinar o trânsito, inclusive, quando for iniciada a obra ao longo de 27 quilômetros na BR-304, com a construção de vias marginais, viadutos e duplicação. “O semáforo é uma solução temporária. A solução definitiva será a construção de um viaduto. A licitação foi concluída, o contrato será assinado na próxima semana e as obras irão começar em janeiro”, afirmou Walter Fernandes.
Caic
O deputado Ricardo Motta, o prefeito Fernando Cunha (PROS) e um grupo de vereadores também estiveram no Caic de Macaíba, junto com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho. O Caic, construído há 19 anos e de responsabilidade do Governo do Estado, nunca passou por uma reforma. Pelo menos 12 salas de aula estão interditadas, em torno de 500 lâmpadas precisam ser repostas, há vários problemas nas instalações elétricas e hidráulicas, falta de equipamentos, como carteiras e cadeiras. O ginásio continua sendo utilizado pelos pouco mais de 400 alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio, apesar de estar batante deteriorado. Os banheiros do ginásio, por exemplo, estão quebrados.
A secretária Betânia Ramalho afirmou que está em curso um plano para recuperação dos 15 Caic´s espalhados pelo Estado. Os projetos foram feitos e apresentados ao Ministério da Educação, tendo em vista que o financiamento das obras será de responsabilidade do Governo Federal. A expectativa da titular da Educação é de que as obras sejam realizadas em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário