domingo, 19 de janeiro de 2014

Acesso ao Aeroporto de São Gonçalo já está 30% concluído

Para quem se refere ao Aeroporto Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante, como ‘aeroporto-ilha’, eis as fotos aéreas feitas por Canindé Soares, registrando 30% das obras de acesso:
Fotos: Canindé Soares
20140119-184049.jpg
*
20140119-184113.jpg
*
As obras foram iniciadas há menos de 2 meses pelo DER
O acesso Norte, que será entregue no final de março, tem 11 quilômetros, dos quais seis são na própria BR 406 em trecho que está sendo duplicado (a chamada Via Metropolitana) e outros cinco quilômetros ligando a BR 406 ao aeroporto. Essa parte já está 25% concluída.
*
A obra já passou da fase de desmatamentos e cercamentos, terraplanagem (ambas concluídas nos dois acessos) e pavimentação, e está sendo executada por cerca de 120 máquinas e 200 operários.
*
“Os prazos estão mantidos e a população pode ter a garantia de que os acessos serão entregues pelo Governo do Estado junto com o novo aeroporto”, declarou o secretário da Copa e diretor do DER, Demétrio Torres.
*
O acesso Sul, que tem 17 quilômetros de extensão, está 7% concluído, será entregue no final de maio, e ligará o aeroporto à BR 304, na altura de Macaíba, e daí a
à BR 101.
De acordo com o governo, essa obra tem um ritmo mais lento por causa dacextensão e das desapropriações de terras.
*
Os acessos ao novo aeroporto custarão R$ 73 milhões e estão sendo executados com recursos obtidos por meio de um financiamento do Governo do Estado junto à Caixa Econômica Federal.
*
No projeto original, orçado em R$ 7 milhões, só havia um acesso, o Norte, pelo bairro de Igapó, na Zona Norte, mas a partir de um projeto apresentado à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pela
governadora Rosalba Ciarlini, foi viabilizado o segundo acesso.
*
“Era inconcebível que um aeroporto desse porte, com sistema de carga e de passageiro, não tivesse uma ligação com o interior pela BR 304, e depois a BR 101”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.
EmailPrintFriendly

Nenhum comentário:

Postar um comentário