terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PRIORIZA CUMPRIMENTO DA LEI SECA

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO PRIORIZA CUMPRIMENTO DA LEI SECA

Agentes da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN juntamente com policiais militares lotados no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizaram na noite da última sexta-feira (10) mais uma blitz na Rota do Sol próximo a Pium, Parnamirim/RN. A motivação principal da intervenção foi pelo cumprimento efetivo da Lei Seca, que proíbe o motorista de dirigir com qualquer índice de álcool presente no organismo.

Durante as 4 horas da ação foram realizados diversos testes de bafômetro e 98 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida por se encontrarem dirigindo sob efeito de álcool. Vinte e seis condutores foram detidos e levados à Delegacia de Plantão Zona Sul por ser averiguado que o nível de álcool por mililitros de sangue presente era igual ou superior a 0,34mg/l, o que é configurado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como crime, enquanto outros 72 receberam penalidades administrativas.

No total foram registrados 119 autos de infração e dezenas de motoristas receberam informações direcionadas a conscientização de respeito ao CTB, que proíbe o uso do celular ao volante, excesso de velocidade, dirigir alcoolizado, entre outras restrições.

“As operações de fiscalização de trânsito vão continuar durante todo o ano, pois elas são de extrema importância para minimizar o número de acidentes ocasionados pelo descumprimento da legislação”, informou o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira.

O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com apreensão da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30. Se o teste acusar mais de 0,34 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ele também é preso e responderá penalmente pelo crime, que pode resultar em pena de seis meses a três anos de prisão.

"O propósito é promover a conscientização dos condutores, mas nós também estamos reprimindo os infratores, principalmente os que descumprem a Lei Seca”, assegurou o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran/RN, Adryano Barbosa.


Assessoria de Comunicação Detran/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário