terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Frota de veículos do RN já é maior que o próprio número de condutores

Frota de veículos do RN já é maior que o próprio número de condutores

Só em 2013, o Detran/RN emplacou 75.647 veículos novos

O RN possui hoje mais de 971 mil veículos circulando e 642 mil condutores habilitados. Foto: José Aldenir
O RN possui hoje mais de 971 mil veículos circulando e 642 mil condutores habilitados. Foto: José Aldenir
O Rio Grande do Norte possui hoje uma frota de 971.407 veículos circulando nas ruas. Já o número de condutores habilitados é bem menor, 642.948. Ou seja, existem 1,5 veículos para cada condutor potiguar.
Dados foram divulgados na manhã de hoje pelo Setor de Estatística do Detran/RN e indicam um aumento de 9,19%, de 2012 para 2013, na frota de veículos do Estado. De acordo com o Detran/RN, o aumento na frota de veículos no RN se deu por vários fatores. Um deles, e talvez o mais importante, foi a redução, por parte do Governo Federal, do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de carros. Outro fator é a facilidade de crédito que a população tem hoje, podendo comprar o carro sem entrada e dividir a dívida em 60 meses.
A falta de transporte público de qualidade também faz com que as pessoas procurem outro meio de locomoção, com a qualidade e conforto que o veículo particular oferece. Tais facilidades na aquisição de veículos e a necessidade de transitar em um transporte mais confortável e seguro fizeram com que o número de carros hoje esteja bem maior que o número de condutores. Apesar do aumento da frota no RN ter sido de 9,19%, de 2012 para 2013, esse é o menor número registrado desde que o acompanhamento passou a ser feito pelo Detran/RN, em 2005.
O maior aumento registrado foi em 2007, quando o crescimento chegou a 14,02%. Apenas a capital potiguar possui hoje uma frota de 339.849 veículos. Segundo estudos do Detran/RN, de 2009 para 2013 houve um crescimento cumulativo na frota de veículos em Natal de 32,3%. Já no Rio Grande do Norte o crescimento foi de 48% no mesmo período, o que equivale a uma média anual de 10,5%, ou seja, 312.552 veículos. O Detran/RN informou que cerca de 7,5 mil veículos novos são emplacados por mês no Estado.
Só em 2013, o Detran/RN emplacou 75.647 veículos novos. O motivo da aquisição de carros novos se dá pelos lançamentos atrativos que as montadoras fazem e a facilidade de aquisição que elas oferecem. Têm montadoras que chegam a lançar por ano cinco modelos, o que faz com que o cliente se sinta atraído a adquirir o modelo novo.
Com o aumento do número de veículos nas ruas, o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, orienta os condutores a terem mais cautela no trânsito. “Ter mais atenção no trânsito é primordial com esse aumento no número de veículos nas ruas. Pedimos se possível que a população utilize o transporte coletivo, ou seja, adepto do sistema de carona amiga, para facilitar a circulação no trânsito da cidade”.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário