quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Detran retira lombadas das avenidas

Detran retira lombadas das avenidas

O DETRAN OBSERVOU QUE A ESTRUTURA TRAZIA PROBLEMAS AO TRÁFEGO NA ZONA SUL

08:26 09 de Março de 2013
 
Felipe Galdino
DO NOVO JORNAL
Os motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas de Natal perceberam uma mudança desde o final do mês passado. Lombadas eletrônicas instaladas em diversos pontos da capital foram retiradas porque o contrato do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) com a empresa que responsável pelas estruturas foi encerrado.

O fato é que com as mudanças, em alguns pontos não há mais equipamentos que controlem e multem os motoristas apressados. Quem anda a pé fica na dependência apenas das faixas de pedestres e da boa vontade dos motoristas reduzirem a velocidade de seus veículos.

Foto: Humberto Sales/NJ.
Humberto Sales/NJ
Lombadas eletrônicas foram removidas há poucos dias, mas estavam desativadas desde maio do ano passado
Segundo o chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira, as lombadas eletrônicas foram retiradas há alguns dias das avenidas Roberto Freire – em Ponta Negra – e João Medeiros Filho – na Zona Norte –, mas elas já estavam sem funcionar desde maio de 2012, quando o contrato com a empresa responsável expirou. Na Rota do Sol, o equipamento que havia também foi retirado. O motivo de tanta demora em remover as estruturas partiu da empresa, que só tomou essa providência na semana passada.

As mudanças vieram a calhar, pelo menos na avenida Roberto Freire. O Detran observou que a estrutura trazia problemas ao tráfego. “Em alguns casos estava atrapalhando. Na Roberto Freire, por exemplo, temos a divisão em três faixas e quando chegava na lombada a via ficava com duas faixas, o que estava trazendo congestionamento para o local”, explicou Manuel Ferreira.
Esse ponto destacado pelo chefe de gabinete do Detran fica nas proximidades da Universidade Potiguar (UnP), em Ponta Negra. Segundo Ferreira, o consórcio que tomava conta das lombadas também deve retirar em breve a estrutura de concreto que abrigava o equipamento de trânsito para que, enfim, o fluxo na avenida seja como o Detran quer: com os veículos trafegando em três faixas.

De acordo com Manuel Ferreira, ainda não há nada definido, mas o órgão já está preparando uma licitação para uma nova empresa instalar novas lombadas eletrônicas em outras avenidas da capital. Dependendo do comportamento dos motoristas nos próximos meses, quando os equipamentos estiverem prontos para serem instalados, a Avenida Roberto Freire ou a Avenida João Medeiros Filho também podem voltar a conter ferramentas de controle de tráfego.
“Na João Medeiros pintamos a faixa (de pedestres) e vamos ver se há a necessidade de colocar lombadas. Temos que ver porque o tráfego é lento por ali”, afirmou Ferreira. Já na principal avenida de Ponta Negra, o chefe de gabinete do Detran diz que é desnecessária a presença de controladores de velocidade. “Na Roberto Freire não tem como o veículo ganhar velocidade devido aos semáforos que temos na UnP e no Praia Shopping”, completou.

Na Via Costeira há quatro equipamentos de controle de velocidade, mais conhecidos como “pardais”. Enferrujados, eles chamam a atenção do motorista, que diminui sua velocidade instantaneamente para não ultrapassar os 70 km/h permitidos. Placas de sinalização indicam antes desses equipamentos: “Fiscalização eletrônica”.

Apesar dessas placas, nenhum dos radares instalados no decorrer dos mais de dez quilômetros da Via Costeira funciona. Mesmo assim, o Detran garante que os motoristas são monitorados 24h. “A Via Costeira tem um monitoramento do Ciosp por câmeras. Se o motorista cometer alguma irregularidade na pista ou tiver atitude suspeita, ele é parado pela polícia”, disse Manuel Ferreira.

Entretanto os sensores podem voltar à ativa, caso os condutores natalenses descumpram a legislação e o Detran sinta a necessidade de reativá-los. “Estamos analisando a reação do motorista quando descobrir isso”, acrescentou o representante do Detran.

Semob pretende ampliar fiscalização 
As lombadas eletrônicas e outros equipamentos de trânsito gerenciados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estão funcionando normalmente. E segundo o diretor de fiscalização de trânsito da pasta, Carlos Eugênio, a expectativa é que aumente tanto o efetivo de agentes quanto o número de radares.
São 15 lombadas eletrônicas de responsabilidade da Semob espalhadas por toda a capital, do site da secretaria. “A intenção é aumentar o efetivo. Queremos ampliar o número de sensores e transferir alguns para outros pontos”, adiantou Eugênio.

Os equipamentos são os principais causadores de multas ao natalense. De 1º de janeiro deste ano até ontem, a infração por alta velocidade comportava mais de 50% de todos os registros de multas da Semob. O avanço de sinal registrado por radares vem em segundo no ranking de infrações, com quase 12% de incidência. Esses índices se mantêm ano após ano, segundo informações da Semob.

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