sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Autoescolas ganham mais tempo

Autoescolas ganham mais tempo

Publicação: 03 de Janeiro de 2014 às 00:00

Comentários0

Vinícius Menna
repórter

Apesar de a data limite para a implantação dos simuladores pelas autoescolas ter expirado no dia 1º de janeiro de 2014, a cobrança para que a nova tecnologia esteja funcionando no Rio Grande do Norte ficou para o dia 1º de abril. O novo adiamento – a primeira data era 1º de julho de 2013 – foi a saída encontrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para solucionar o problema que os centros de formação de condutores (CFCs) estão tendo para adquirir o equipamento. Das 89 autoescolas do Estado, apenas uma efetuou a compra, conforme o Detran.
Adriano AbreuSimulador traz cenários diversos. É um recurso virtual com objetivo de preparar o futuro condutor para ir às ruas com mais segurançaSimulador traz cenários diversos. É um recurso virtual com objetivo de preparar o futuro condutor para ir às ruas com mais segurança

O simulador é um recurso virtual com objetivo de preparar o futuro condutor para ir às ruas com certa experiência. A ideia é que, em cinco aulas de 30 minutos cada, o aluno tenha uma noção de como usar direção, setas, espelhos, cinto de segurança, marchas e pedais. Além disso, o equipamento traz cenários diversos, como dias de chuva. O equipamento será conectado ao Detran, que receberá relatórios sobre as possíveis infrações do aprendiz. As aulas serão feitas após a prova teórica e antes das aulas práticas.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 444/13, havia estendido até o dia 31 de dezembro de 2013 a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção veicular para os candidatos que pretendem tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Mas, de acordo com o chefe de gabinete do Detran/RN, Manuel Ferreira, o adiamento foi articulado em reunião realizada em Brasília, no início de dezembro, com os diretores dos Detrans.

“A entrega leva de 60 a 90 dias, então foi deixado claro na reunião que cada estado devia organizar seu cronograma”, explicou. A partir de agora, o Detran vai notificar as autoescolas, cientificando-as do novo prazo e  para que apresentem o pedido da aquisição do simulador ao fornecedor. Os CFCs também terão que mostrar ao Detran que tem estrutura para receber o equipamento, que exige pelo menos 15 metros quadrados de espaço.

“Estamos usando o bom senso. Não tínhamos como fazer essa exigência de imediato, tendo em vista que não tem mercado para a entrega de imediato. Estamos notificando os centros para que demonstrem que já fizeram a solicitação da aquisição do equipamento. Eles terão que apresentar um documento emitido pela empresa em que fizeram o pedido”, disse Manuel Ferreira.

O Contran comunicou que o projeto de uso dos simuladores de direção veicular na formação do condutor é irrevogável, entretanto, sua implantação deve considerar a realidade dos CFCs de todos os estados, além do Distrito Federal. A simulação deverá ser ministrada, em cinco aulas para cada aprendiz, em equipamentos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A fiscalização será de responsabilidade dos Detrans.

Os alunos serão acompanhados por um instrutor de trânsito, um diretor de ensino ou pelo diretor geral do CFC, que deverá supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter uso compartilhado por uma ou mais autoescolas. Alugueis do simulador também serão permitidos.

Segundo o chefe de gabinete do Detran, a inclusão do simulador é uma maneira de garantir maior segurança tanto às pessoas, nas ruas, como ao candidato e ao instrutor que atualmente acompanha os aprendizes sem que estes tenham qualquer experiência prévia com um carro. “O entendimento do Denatran é que o automóvel acarreta mais risco para o instrutor do que a motocicleta, que não vai para a rua, já que as aulas são feitas em pista exclusiva e o instrutor não vai junto”, explicou Manuel Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário