domingo, 19 de janeiro de 2014

Cuidados simples podem evitar acidentes nas estradas

8 JANEIRO 2014

Cuidados simples podem evitar acidentes nas estradas


Acidentes nas estradas
Manutenção do veículo, respeito ao limite de velocidade e atenção redobrada são importantes dicas para as viagens de férias

Com a chegada das férias, o número de veículos nas estradas aumenta, assim como os riscos de acidentes. T

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, 6% são por questões relacionadas às condições das estradas e 4% por falhas mecânicas. A imprudência - especialmente o excesso de velocidade aliado à execução de manobras perigosas - ainda está entre os principais motivos de acidentes nas estradas.

Quanto maior a velocidade, mais graves costumam ser as lesões causadas pela batida. O acidente na estrada tende a ser mais grave por conta da velocidade média ser mais alta. No momento do impacto, essa velocidade se converte em energia a ser transmitida para o corpo do ocupante do veículo. E é justamente a quantidade de energia transferida que vai determinar a gravidade dos ferimentos.

Lesões mais recorrentes

O tipo de lesão decorrente de acidentes com veículos automotores é muito variável, mas destaca os traumatismos cranioencefálicos (TCE), fraturas múltiplas, incluindo as da coluna vertebral, além de traumatismos abdominais e torácicos. São pacientes que, muitas das vezes, evoluem para óbito ou passam por internações prolongadas no CTI. Podemos afirmar que, nas primeiras 24 horas após o trauma, 80% das mortes precoces são causadas por hemorragias externas ou internas. Já a maioria dos casos de óbito após semanas de internação costumam acontecer, principalmente, com pacientes com quadro de TCE que costumam ser vítimas de complicações como falências múltipla de órgãos.

As sequelas de traumas graves também variam, podendo ir de uma incapacidade para realizar determinado movimento até sequelas neurológicas sérias de cognição e raciocínio, tetra e paraplegia, coma ou mesmo estado vegetativo.

Cuidados

- Realize manutenção preventiva do veículo antes de viajar;

- Não dirija em alta velocidade;

- Jamais dirija sob efeito de álcool;

- Mantenha a distância segura em relação ao veículo da frente;

- Não realize ultrapassagem à direita;

- Use cinto de segurança;

- Crianças devem ser transportadas com a utilização de equipamentos de segurança adequados à idade, peso e altura.

- Objetos e bagagens devem ser transportados no porta-malas. Em uma colisão, o objeto solto pode ser arremessado no interior do veículo e seu peso é multiplicado por 50 vezes, ou mais, dependendo da velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário