sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ceará-Mirim recebe visita do Conselho Estadual de Trânsito

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ceará-Mirim recebe visita do Conselho Estadual de Trânsito


MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
CEARÁ-MIRIM DÁ MAIS UM PASSO IMPORTANTE NA IMPLEMENTAÇÃO DA MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
O município de Ceará-Mirim deu mais um passo importante para a implementação da municipalização do trânsito. 
Na última quinta-feira 16/01, uma comissão do Conselho Estadual de Trânsito, formada pelo Coronel Freitas, comandante da CPRE, Jairo Dantas, da Junta Administrativa de Recursos e Infrações-JARI e Manoel Ferreira, diretor administrativo/financeiro do DETRAN/RN, esteve na cidade, com o objetivo de observar e estudar o conceito da municipalização do trânsito que está sendo implementado em Ceará-Mirim, para, posteriormente, atestar que o município está apto a gerir seu próprio trânsito.
As autoridades foram recepcionadas no gabinete da prefeitura pelo prefeito em exercício, José Praxedes, Jeorge Ferreira, assessor especial do gabinete, Pedro Avelino Neto, procurador do município, Rilton Júnior, secretário de defesa social, Clécio Júnior, vereador e vice-líder do governo na Câmara, Aretuza Kaline, ex-secretária de defesa social, além de outros auxiliares do governo que mostraram e explicaram sobre a atual estrutura e o funcionamento do trânsito no município.
Também foram apresentados alguns dados comparativos do setor e sugeridas algumas idéias para a implementação do projeto.
Na oportunidade, os membros do Conselho Estadual de Trânsito, destacaram a importância do município oficializar convênios com o CPRE para continuidade das fiscalizações, com o próprio DETRAN e a necessidade de contratação de um engenheiro de trânsito, talonário municipal, bem como a oficialização dos agentes de trânsito.
Após a reunião no gabinete, os membros do Conselho, visitaram as instalações da Secretaria de Defesa Social, local onde será instalada a Coordenadoria Municipal de Trânsito, como também, as instalações da Guarda Municipal, onde há um enorme pátio para ser utilizado no caso de apreensão de veículos.
A equipe saiu de Ceará-Mirim satisfeita com o que viu e com relação ao que está sendo implementado para a municipalização do trânsito no município. A área é muito boa, alguns ajustes precisam ser feitos mas não deverão ser empecilhos para essa importante implantação para Ceará-Mirim.
Após essa visita técnica do Conselho Estadual de Trânsito, a expectativa agora é com relação a elaboração do documento que irá confirmar a viabilidade da implantação do órgão em Ceará-Mirim.
A municipalização do trânsito em Ceará-Mirim vai possibilitar aos proprietários de veículos do município, maior comodidade nos serviços de emplacamento, vistoria e até mesmo carteira de habilitação.
"Nosso município está crescendo e a implementação da municipalização do trânsito vai favorecer ainda mais os nossos moradores, que muitas vezes têm que se deslocar para outro município para receber o atendimento. Isso quando o serviço não é remarcado, dificultando a vida de todos", ressaltou o prefeito em exercício, José Praxedes.
Desde o início do processo de municipalização do trânsito, a atual administração municipal vem buscando melhorias para a área de transportes, a exemplo das propostas de mobilidade urbana, já apresentadas à população por meio de audiências públicas.
Com a implantação da municipalização, Ceará-Mirim adquire a responsabilidade sobre o trânsito da cidade, através da criação  da Coordenadoria Municipal de Trânsito, órgão já criado por lei municipal.
Assim, a prefeitura torna-se responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.
Assume as questões relacionadas aos pedestres, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta às necessidades da população.
O assessor especial do gabinete do prefeito, Dr. Jeorge Ferreira, salientou a relevância do projeto de municipalização do trânsito, dizendo que é importante ter essa preocupação de cuidar do bem estar da população e das pessoas. Por isso, segundo ele, o município deve pensar adiante e dar uma estrutura adequada e organizada, no caso específico da municipalização do trânsito.
O vereador e vice-líder do governo na Câmara, Clécio Júnior-PSDB, também comentou sobre o tema. "A municipalização do trânsito vem para sanar alguns problemas de trânsito existentes em nossa cidade e consequentemente criar uma fonte de renda que poderá ser revertida na modernização do sistema de sinalização das ruas, elaboração de campanhas educativas entre outras ações", afirma o vereador.
Na verdade, a municipalização do trânsito é um passo importante e histórico para Ceará-Mirim. A população e o município só têm a ganhar com isso. Principalmente pela segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário